Capítulo 6 – Espírito, Alma e Corpo.
Satanás, o grande
enganador, fez um trabalho incrível.
Ele convenceu o mundo,
até ministros dedicados do evangelho, de que o Espírito Santo não passa de uma
influência ou um poder especial. Este engano é uma das prioridades de Satanás,
pois ele sabe que no momento em que você descobrir a personalidade e realidade
do Espírito, sua vida será dramaticamente mudada. Examine a história. Todo
grande reavivamento foi acompanhado de uma revelação do Espírito Santo.
Até Matinho Lutero
atribuiu a grande Reforma à obra do Espírito. Ele disse que Gálatas era o seu
livro favorito da bíblia, por causa do versículo que diz: “Andai,
no Espírito e jamais satisfareis a concupiscência da carne” (Gl 5.16).
Mas poucas pessoas sabem
hoje o que significa “andar” no Espírito. A raiz da palavra significa em
uníssono com, um com, ou ligado a – até mesmo comunhão com. É surpreendente
como as pessoas cresceram numa igreja “Cheia do Espírito” chegam a perguntar-me:
– Devo falar com o Espírito?
Fui recentemente
convidado para pregar numa grande e histórica igreja pentecostal.
A congregação ficou
chocada quando eu disse – Vocês redescobriram o Espírito Santo, mas o colocaram
numa jaula. Expliquei então: – Vocês acharam que os católicos não podiam tê-lo,
que os batistas não podiam tê-lo. Mas, lhes trago novidades. Ele saiu da jaula
e foi para as igrejas de São Miguel, Primeira Batista, Metodista Unida e todas
as demais.
Milhares de pessoas foram
tocadas pelo Espírito, mas seu crescimento espiritual ficou estagnado pelo
clero que, por alguma razão, decidiu subordinar a terceira pessoa da Trindade.
A Igreja de Jesus Cristo
tem infelizmente ignorado o que estou lhe dizendo. O fato de você estar lendo
este livro, porém, me informa que você tem uma necessidade pessoal de conhecer
o Espírito Santo. Você pode ser “cheio” do Espírito e ter um encontro inegável
com Ele, mas uma compreensão profunda do Espírito Santo não vem da noite para o
dia.
Foram necessários anos de
Sua orientação e ensino das escrituras para que eu chegasse a esse ponto. E
continuo aprendendo a cada dia.
A divindade
O que vou contar sobre a
Divindade deu-me uma noção completamente nova do Pai, do Filho e Espírito
Santo. Descobri que Deus é um espírito eterno, mas sem forma material.
E, no entanto, muitas
vezes se revela em forma humana e outros traços humanos.
Deus Pai
O que dizer da maneira
como Deus aparece freqüentemente aos homens? Quando Ezequiel teve a sua visão
de Deus em 539 a.C., ele o descreveu
sentado em cima de uma expansão que
separava as criaturas da glória do Senhor. Ele viu “uma semelhança de trono, como duma safira... como que a semelhança dum
homem, no alto, sobre ele” (Ez 1.26, Almeida, Ed. Revista e Corrigida) Qual
a aparência de Deus Pai? A de um homem.
Você diz: – Aprendi que
Deus é Espírito. – Está certo, mas Ele é Espírito com uma forma misteriosa, e
não uma nuvem flutuando no espaço. O apóstolo João o descreveu no livro de
Apocalipse como um reflexo brilhante de pedras preciosas. Ele disse:
“Imediatamente eu me achei em espírito, e eis armado no céu
um trono, e no trono alguém sentado; esse que se acha assentado é semelhante à
pedra de jaspe e de sardônio” (Ap 4.2-3)
Os profetas descrevem as
feições de Deus em grande detalhe. Isaías diz: “Os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como fogo
devorador. A sua respiração é como a torrente que transborda” (Is 30. 27-28).
Deus revelou o fato de
que Ele pode ver. “Mas fizeram o que
parecia mal aos meus olhos” (Is 66.4), Ed. Revista e Corrigida.
Para minha surpresa
descobri que Deus é descrito tendo a semelhança de dedos, mãos e um rosto.
Depois de o Senhor ter falado a Moisés no Monte Sinai, Ele lhe deu as tábuas de
pedra, “escritas pelo dedo de Deus” (Ex
31.18). A seguir, o Senhor disse a Moisés: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e
viverá” (Ex 33.20).
Ele chegou a falar a
Moisés sobre as suas “costas” dizendo: “Quando
passar a minha glória... com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado.
Depois, em tirando Eu
a mão, tu me verás pelas costas: mas a minha face não se verá (vv. 22-23)”.
Se Deus revela apenas com
um espírito invisível, como foi possível a Adão e Eva ouvirem os seus passos? “Quando ouviram o som dos passos do Senhor
andando pelo jardim na viração do dia (Gn 3.8, tradução literal)”.
Deus tem também um
coração : “Então se arrependeu o Senhor
de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração (Gn 6.6.)”.
Como chama de fogo
Vamos estudar agora o
filho.
Antes de Jesus vir à
terra, da mesma forma que Deus Pai, Ele só tinha uma forma imaterial. Seu corpo
terreno de carne, sangue e ossos, lhe foi dado quando nasceu como um bebê em Belém. E , como você, Ele
cresceu para tornar-se homem.
Se eu perguntasse: –
Entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, quem é uma pessoa real? – a maioria
das pessoas diria que era o filho. Podemos nos identificar com Cristo porque
Ele tomou a forma de um ser humano. De fato, se você não crer que Cristo viveu,
morreu e ressuscitou dentre os mortos, será impossível para você tornar-se
cristão.
Esse é o fundamento que
possibilita a salvação.
A bíblia deixa claro que
Jesus – parte da Divindade – tem uma alma. No Getsêmani, antes da crucificação,
Ele disse aos discípulos: “A minha alma
está profundamente triste até à morte” (Mc 14.34).
Temos uma descrição
física de Cristo que molda nossa imagem d’Ele. Sabemos, por exemplo, que usava
barba e tinha cabelos compridos. Na profecia do Antigo Testamento, relativa ao
sofrimento do Messias, o Senhor diz: “Ofereci
as costas aos que me feriam, e as faces aos que me arrancavam os cabelos (barba)”
(Is.50.6). Cristo era também um nazareno, de uma cidade onde os homens
costumavam usar cabelos compridos.
Hoje, em seu corpo
ressurreto , Cristo está sentado à destra de Deus Pai. Qual a sua aparência? Em
Apocalipse, João teve uma visão d’Ele “com
vestes talares, e cingido à altura do peito com uma cinta de ouro. A sua cabeça
e cabelos eram brancos como a alva lã, como neve; olhos, como chama de fogo...
O Seu rosto brilhava como o sol na sua força” (Ap 1.13-14,16). Na sua
cabeça havia uma “coroa de ouro” (Ap
14.14). E no seu manto estavam escritas as palavras: “REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap 19.16).
João não está falando de
Deus Pai, mas do “Filho do homem”. E seu corpo humano glorificado é diferente
da forma divina de Deus Pai.
Uma mente própria
E o Espírito Santo? Ele
também tem uma mente, uma vontade e emoções? Ele tem um corpo? Claro que sim.
Esse é um assunto que a maioria dos ministros teme discutir, mas experimentei a
pessoa do Espírito Santo.
Nós todos concordamos,
indiscutivelmente que Ele é um “Espírito”. Isso faz parte do seu nome. Mas e o
Seu ser interior? Ele é realmente uma “pessoa”?
Primeiro, o Espírito
Santo tem mente própria. Ao falar do Espírito Santo, Paulo disse: “E aquele que sonda os corações sabe qual é
a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos
santos” (Rm 8.27). A mente do Espírito é distinta daquela do Pai e do
Filho.
Ele possui também
emoções. Tem sentimentos profundos, que lhe permitem entristecer-se e amar: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no
qual fostes selados para o dia da redenção” (Ef 4.30). Seu coração pode
comover-se e tem capacidade para expressar amor. Escrevendo aos cristãos de
Roma, Paulo afirmou: “Rogo-vos, pois
irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que
luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor” (Rm 15.30).
É possível alguém amar
sem sentir alguma emoção?
A pessoa do Espírito
O que sabemos sobre a
vontade do Espírito Santo? Você talvez jamais tivesse pensado na possibilidade
do Espírito Santo tomar as suas próprias decisões. Mas ele pode fazer isso. No
entanto, as suas decisões estão sempre em harmonia com a do Pai e as do Filho.
Ao falar sobre os dons espirituais, Paulo escreveu: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas,
distribuindo-as como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1 Co 12.11).
Em outras palavras, o Espírito Santo toma a decisão.
Pombas e cordeiros
A questão do “corpo” do
Espírito Santo me torna perplexo. Alguém me disse recentemente: - Benny, o
corpo do Espírito Santo é na verdade o de uma pomba. Foi assim que Ele desceu
dos céus. – Eu repliquei: - Se isso for verdade, então você deve acreditar que
Jesus era um cordeirinho. Ele é apresentado desse modo no livro de Apocalipse.
No livro de Apocalipse, o
apóstolo João ouviu um ancião dizer: “Não
chores: eis que o Leão da tribo de Judá venceu” (Ap 5.5). Ele se voltou,
esperando ver um leão rugindo, mas em vez disso viu um cordeiro que havia sido
morto. Jesus subiu aos céus com um corpo físico, com as marcas dos cravos nas
mãos. Mas o símbolo que João viu era um cordeiro. Por quê? O cordeiro
simbolizava o Cordeiro de Deus – Jesus Cristo.
Jesus viu ao Espírito
Santo imediatamente após o seu batismo: “Batizado
Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de
Deus, descendo como pomba, vindo sobre ele” (Mt 3.16). O Espírito Santo
pode ser visto da mesma forma que o Pai e o Filho. Mas a sua descida como uma
linda pomba não significa que Ele voa pelo céu nessa forma. Nem Jesus anda pelo
céu com a aparência de um cordeiro.
Em Apocalipse, O Espírito
Santo foi também visto como “sete tochas”
de fogo (Ap 4.5). Se o Espírito veio como pomba em Mateus, não se esperaria
que Ele tivesse um corpo feito de sete velas ou sete tochas de fogo. O Espírito
Santo não tem forma de sete lâmpadas nem de pomba. Um cordeiro, uma pomba, uma
lâmpada – esses símbolos, e não formas de corpos.
Ouvir, falar, ver
A escritura me diz,
porém, que o Espírito Santo pode comunicar-se embora não tenha ouvidos nem
boca. Ele pode certamente ouvir-nos e falar conosco: “Mas dirá tudo o que tiver ouvido” (Jô 16.13). E devemos ouvi-lo: ”Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito
Santo diz” (Ap 2.7). Apesar de não ter olhos como os meus, o “Espírito a todas as cousas perscruta, até
mesmo as profundezas de Deus”. (1 Co 2.1). Desde que foi criado com
ouvidos, boca e olhos, não seria de esperar que o Criador – Pai, Filho e
Espírito Santo – pudesse compreender e falar com você?
Creio também que o
Espírito Santo pode tornar conhecida a Sua presença mediante formas corporais,
mas permanece sem limitações e totalmente onipresente. A bíblia torna isto
claro quando diz: “O Espírito de Deus
paira por sobre as águas”. (Gn 1.2).
A bíblia, no entanto, não
me conta qual a “aparência” d’Ele. Ele ensina pouco sobre a maneira do Pai revelar-se
e também dá alguma descrição de Cristo. Mas, detalhes sobre como o Espírito se
desvenda a nós são raros nas escrituras. Ele é algumas vezes visto, mas não
ouvido; outras vezes é ouvido, mas não visto. A qualquer momento, porém, Ele
pode revelar a Sua presença e mensagem através de qualquer forma que vier a
escolher.
Uma semelhança surpreendente
Como que Deus Pai se parece às vezes? – Embora
eu nunca o visse aparecer de forma visível, física, creio – como acontece com o
Espírito Santo – que Ele pode tomar a aparência que Jesus tinha na terra. De
fato, muitos traços de caráter divino são mais bem conhecidos através da
natureza humana, criada à imagem de Deus (Gn 1.26-27; Tg 3.9).
O livro de Hebreus fala
de Cristo como sendo “o resplendor da
glória e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1.3). Só posso concluir: Quando
vemos a Jesus, vemos também ao Pai. E creio que Jesus revela ao Espírito Santo,
como revela ao Pai. Olhe para Jesus e verá também ao Espírito.
Algum dia, muito em
breve, vou ter uma idéia exata. E creio
que você está planejando estar ali também.
O Espírito Santo não é
também uma brisa celestial ou uma nuvem obscura, flutuando para dentro e para
fora de sua vida. Ele é Deus e reside em nós. Ele é igual ao Pai e ao Filho na Trindade.
Ao descrever à igreja de Corinto, Paulo disse: “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita
em vós”? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o
santuário de Deus, que sóis vós, é sagrado” (1 Co 3.16,17). Ele está
dizendo que o Espírito vive no santuário de Deus. Nós somos esse santuário ou
templo e o Pai e o Espírito estão igualmente em nós.
Co-igual com o Pai e o Filho
O Espírito Santo não é
simplesmente uma pessoa, distinta do Pai e distinta do Filho.
Ele é muito mais. Ele é
Deus, co-igual com o Pai e Cristo.
Primeiro, descobrimos que
o Espírito Santo é onipresente. Em outras palavras, Ele pode estar em todos os
lugares ao mesmo tempo. Os “espíritos” não são onipresentes, mas o Espírito
Santo é. Ele é tão real, tão vivo, tão cheio de glória em Los Angeles quanto em
Leningrado.
Algumas pessoas têm
problemas desnecessários com Satanás. Elas acham o diabo onipresente. Deixe-me
assegurar-lhe que ele não é.
Satanás não pode estar em
todos os lugares ao mesmo tempo. Por quê? Porque os anjos não podem fazer isso,
e o diabo era um anjo. Os anjos Miguel e Gabriel não são onipresentes, nem
Satanás.
A onipresença do Espírito
Santo é descrita nos Salmos:
“Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei
da tua face? Se subo aos céus, lá estas; se faço a minha cama no mais profundo
abismo, lá estás também, se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins
dos mares; ainda lá me haverá de guiar a Tua mão e a Tua destra me sustentará”
(Sl 139. 7-10).
Ele não é só onipresente;
o Espírito Santo é onipresente – todo poderoso. O anjo disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder
do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 1.35). O poder do “Altíssimo” fala do Espírito de
Deus. Esse mesmo poder do Altíssimo é o Espírito Santo, e Ele é onipresente.
Totalmente glorioso. Totalmente poderoso. Deus Todo – Poderoso!
O Espírito Santo é também
onisciente. Ele tudo sabe. Emociono-me quando leio as palavras:
“Nem os olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou
em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas, Deus
nô-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até
mesmo as profundezas de Deus. Por que, qual dos homens sabe as cousas do homem,
senão pelo próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus
ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus” (1 Co 2.9 –11).
Pense nisso! O Espírito
Santo perscruta a mente de Deus. Ele descobre o que se acha nela e conta a
você. Ele diz – Eis o que encontrei. – Como Ele pode perscrutar as “profundezas
de Deus”? Ele é onisciente.
Você precisa saber mais
uma coisa sobre Satanás. Ele não pode ler a sua mente. Os anjos não podem ler
as mentes e o diabo é um anjo. Se ele pudesse ler a sua mente, seria então um
espírito onisciente. Mas essa posição está reservada ao Pai e ao Espírito
Santo.
Satanás não pode ler a
sua mente.
Ele deve ser Adorado?
Esta é uma pergunta
importante que devo fazer. Se o Espírito Santo é onipresente, se Ele é
onisciente, devemos adorá-lo como Deus? Ele merece nosso louvor e adoração?
Os cristãos enfrentam um
grande problema ao tratar do tema da adoração ao Espírito Santo. Esse é um
assunto que preferem não discutir. Se lhes perguntar: – Porque vocês não adoram
o Espírito Santo? – parece que não encontram resposta. Talvez digam algo como –
Bem, não se espera que façamos isso.
Para ser franco, tive o
mesmo problema. Por quê? Porque o diabo
me iludiu, como faz com muitos. Eu pensava – Como posso adorá-lo? Não aprendi
isso.
O Espírito Santo, porém é
muito mais que um pássaro voando no céu que lhe dá uma experiência pentecostal.
Se Ele é todas essas coisas que estivemos discutindo – igual ao Pai e igual ao
Filho, deve ser então adorado. Nós não adoramos ao Pai? E não adoramos ao
Filho?
Você pode ficar
imaginando: – Como o Espírito Santo deve ser adorado? – Pense bem, como você
adora a Deus Pai? Como adora a Deus Filho? Não deve haver diferença.
Você deve dar a Ele sua
devoção e amor.
A bíblia nos diz que a
divindade – Pai, Filho e Espírito Santo - é auto existente: “Muito mais o sangue de Cristo que, pelo
Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa
consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo!” (Hb 9.14).
Quando aprendemos sobre
anjos, descobrimos que eles estão presentes por causa da existência de Jesus.
Mas, tenho novidade para você. Deus, o Espírito Santo, pode ser mencionado como
o “Eu sou”, da mesma forma que Deus Pai e Deus Filho.
Óleo, Água, Nuvem e Luz.
Desde o primeiro encontro
como Espírito Santo, experimentei uma realidade crescente da sua presença. Cada
passagem, cada encontro e cada revelação tornam meu andar no Espírito mais
completo.
Há pouco tempo, durante
um período de estudo da Palavra, eu disse à minha esposa: – Eu sinto a presença
de Deus ao meu redor. – Foi isto que me tocou naquela noite em que eu estava
procurando o sentido das palavras e sua ligação com o Espírito.
Eu pensava: - O que
significa realmente “entristecer” o Espírito?
O que aprendi foi que o
Espírito Santo não e apenas um espírito que pode ter forma.
Ele é tão real que é
possível oferecer-lhe resistência. Muitas pessoas pensam que o Espírito Santo é
um vento. Mas Ele não é. Esse é apenas outro em uma longa lista de símbolos
descritos usados para comunicar ao Espírito – óleo, água, uma pomba, uma nuvem,
luz, e inúmeros outros. Isso não significa de maneira alguma que Ele se pareça
com o Seu símbolo.
O vento é invisível aos
olhos, mas você pode resistir a ele. A palavra resistir significa opor-se. Você
não pode ao opor ao vento. Tente opor-se
ao vento e simplesmente ele passará por você. Todavia, você pode se opor ao
Espírito Santo. Você pode impedi-lo de operar. Estevão em seu discurso ao
Sinédrio, citou a Moisés quando disse: “Homens
de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao
Espírito Santo, assim como fizeram com vossos pais, também vós o fazeis”. (At.
7.51). Eles se opuseram a Ele e, infelizmente, tiveram sucesso. Lembre-se
disto: você não pode resistir ao vento, ao óleo, ou mesmo a uma pomba, que
simplesmente vai voando embora, mas pode resistir a uma pessoa, e é exatamente
isso que o Espírito Santo é.
A seguir procurei as
palavras entristecer e entristecido no grego original. O termo raiz é loopa,
significando: sentir dor no corpo e na mente. Ele significa sofrer angustia
mental e física.
O Espírito Santo é uma
pessoa. Caso contrário, Paulo não teria dito; “Não entristeçais o Espírito de Deus” (Ef 4.30). O Espírito Santo
não fica apenas magoado. A mágoa opera ao nível das emoções. Ele se entristece,
e isso é muito profundo.
E não é apenas isso, mas
o Espírito pode ser apagado. A palavra significa matar.
Paulo advertiu a igreja
de Tessalônica: “Não apagueis o Espírito”
(1 Ts 5.19). Você não pode apagar o vento ou outros símbolos. Mas você pode
fazer parar uma pessoa. E é justamente isso que o Espírito Santo é.
Ele se magoa facilmente.
Você deve compreender
também que o Espírito Santo pode ser afligido e atormentado. Ele pode ser contristado.
Isaías falou sobre benignidade do Senhor e sua misericórdia em relação a
Israel: “Mas eles foram rebeldes, e
contristaram o seu Espírito Santo pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele
mesmo pelejou contra eles” (Is 63.10). É difícil imaginar isso, embora seja
verdade. O Espírito Santo pode ser atormentado pelos seres humanos.
No idioma original,
contristar ou vexar tem o sentido de cansar, perturbar e até afligir. Só uma
pessoa pode tornar-se alvo de tais tormentos.
Um vento forte não pode
ser acalmado, mas o Espírito Santo pode: “E
me chamou, e me disse: Eis que aqueles... fazem repousar o meu Espírito” (Zc
6.8). O Espírito Santo é uma pessoa que responde aos seus desejos. Você
pode pedir-lhe que se aquiete e Ele o fará.
Mas, corre então o risco
de entristecê-lo.
Nas reuniões públicas, eu
vi muitas vezes o Espírito Santo prestes a falar e depois calar-se por causa de
alguma manifestação carnal. Em tais momentos sagrados senti o Espírito Santo se
retraindo.
O Espírito Santo não é um
lutador; Ele ama. Se resistir a Ele, irá embora. Ele não é como Satanás, que a
bíblia diz “fugirá” de você se resistir -lhe. O Espírito Santo não se afastará
com medo, mas sairá da sua presença com o coração ferido. Quando entristecido,
Ele se retira mansamente. Se é apagado, parte em silêncio. Como é
trágico pensar que as pessoas possam vexar ou tentar silenciar uma pessoa assim
tão maravilhosa. Mas elas o fazem. Os filhos de Israel fizeram isso. E hoje,
enquanto Ele ainda anseia pelo nosso amor e companhia, nós O ferimos com a
nossa indiferença e rebelião.
Posso ouvir: “não O
entristeçam. Ele é tudo o que tenho”.
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